Referência
segunda, 03 de novembro de 2025
SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR REÚNE EMPRESÁRIOS DO SUDOESTE NA TRIFRONTEIRA
                                Evento foi realizado pela Microrregião de Fronteira Cacispar, com apoio da Ascoagrin, La Frontera e NCEF
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – La Frontera - Unetri
A Microrregião de Fronteira da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná - Cacispar, coordenada pela empresária de Santo Antonio do Sudoeste, Marizete Marsango, realizou, no dia 1º de novembro, o Primeiro Seminário de Comércio Exterior da Cacispar - La Frontera.
A realização do evento teve a promoção do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera; da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin; e do Núcleo de Comércio Exterior da Fronteira – NCEF (vinculado à Ascoagrin).
O Seminário iniciou às 8 horas, na Multilog (Aduana Nova), com sequência às 10 horas, auditório da Ascoagrin. O encerramento se deu com almoço, realizado na Vinoteca Casagrande.
PROGRAMAÇÃO
Às 8 horas teve visita técnica na Multilog e Porto Seco. A recepção dos empresários e a organização das atividades, foi feita pela equipe da Multilog.
Cristian Sarate, gerente local da Multilog, apresentou a empresa e explanou sobre a estrutura da Aduana e Porto Seco, e também sobre o fluxo aduaneiro na ACI Cargas Integrada e os demais procedimentos da Multilog no Porto Seco.
Em seguida, a Chefe da Equipe Aduaneira, da Receita Federal, Dra. Simone Felício, falou sobre a Área Alfandegada e suas atribuições.
Na Ascoagrin, o coordenador do Núcleo de Comércio Exterior da Fronteira - NCEF, Joacir Fransozi, falou sobre as potencialidades e desafios do Comércio Exterior, Importação e Exportação, por Dionísio Cerqueira.
Os empresários, Gustavo Petroli e Rogério Benini, trataram sobre Logística e Empreendimentos e investimentos que estão acontecendo na Trifronteira.
A contadora de Bernardo de Irigoyen, Julieta Gribaudo, falou sobre os trâmites para abertura de empresas na Argentina.
O advogado, Paulo Cesar Gnoatto, explanou sobre a reforma tributária e a tributação no Comércio Exterior.
O presidente do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, o empresário de Bernardo de Irigoyen, Walter Feldman, destacou a importância de receber empresários de outras regiões na Trifronteira, tanto pela visita técnica à Multilog, quanto pelas apresentações, integração e network promovidos.
“A Trifronteira está se consolidando como referência em Comércio Exterior, e esse é o nosso foco: promover a integração entre empresários da Trifronteira e de outras regiões, além de dar visibilidade às potencialidades da nossa fronteira”.
Walter agradeceu pelo envolvimento da Ascoagrin, do La Frontera e da Microrregião de Fronteira Cacispar, bem como dos parceiros, que tornam possível eventos dessa grandeza e importância, além dessa troca de conhecimento e integração.
“É desta forma que continuamos melhorando nossas empresas, sempre focados naquilo que todos buscamos, que é o desenvolvimento territorial da fronteira” disse Walter Feldman.
O presidente da Cacispar, Caciano Gemmi, citou a positividade desta integração entre o setor empresarial, que foi coordenada pelo diretor de Comércio Exterior da Cacispar, Edson da Rosa, de Santa Isabel do Oeste.
“Foi uma ação produtiva, que esclareceu desafios e oportunidades, tanto na importação quanto na exportação. Participaram do evento, empresários que já trabalham com o nicho e empresários que ainda não estão explorando este mercado. Então, foi um momento de muita oportunidade, e eu só tenho a agradecer a Ascoagrin, ao La Frontera e a Microrregião La Fronteira Cacispar, pois todos nós, juntos, estamos trabalhando por um Sudoeste cada vez mais melhor e mais fortalecido”, afirmou Caciano Gemmi.
A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, destacou e representatividade da Trifronteira, que novamente recebe uma comitiva de empresários de outra região, para conhecer as potencialidades e experiência locais.
“É orgulho para nós vermos que nossa Trifronteira se consolida como referência em Comércio Exterior e associativismo. E é também motivo de orgulho estarmos constantemente recebendo grupos de empresários, provendo essa integração e troca de conhecimento e de experiências”.
Dayana salientou que o Comércio Exterior é a vocação da Trifronteira, e este fator está, cada vez mais, atraído muitos olhares e a atenção de empresários para essa realidade.
“Para nós da Ascoagrin, do La Frontera e do nosso Núcleo de Comércio Exterior, a avaliação é positiva, produtiva e gratificante, pois essas visitas, bem como esse seminário, fortalecem conexões, integração, prospecção de negócios e investimentos, e também reforça as parcerias e o empreendedorismo”, concluiu a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade.
Galeria de Fotos