Parceria

quarta, 12 de maio de 2021

ASCOAGRIN É PARCEIRA NA REALIZAÇÃO DE PESQUISA SOBRE MERCADO E CONSUMO EM BOM JESUS DO SUL

Levantamento pretende encontrar alternativas para o fortalecimento da economia no município

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Fotos: Reunião que deu início à coleta de dados aconteceu no dia 3 de maio - Agente de Saúde faz a pesquisa em uma família bonjesuense (crédito: divulgação)

 

O Comitê Gestor Municipal (CGM), de Bom Jesus do Sul, está realizando a pesquisa “Comércio Local e Consumidor”.

A coleta de informações está em andamento e a previsão é de que os resultados sejam divulgados no final deste mês.

A ação tem a parceria dos departamentos municipais de Administração, de Indústria, Comércio e Turismo e de Saúde, da Sala do Empreendedor, Sebrae/PR, Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin) e Unetri Faculdades.

Os resultados serão divulgados à comunidade em junho e também servirão para planejar estratégias para o fortalecimento da economia local.

Paulo Deola, diretor de Administração, Indústria, Comércio e Turismo de Bom Jesus do Sul, ressalta a estratégia conjunta com o departamento de Saúde do município.

“A integração nos permite maior alcance, pois os agentes comunitários de Saúde cobrem 100% das famílias do município e as conhecem muito bem. É o critério mais efetivo e nos possibilitará maior abrangência”, explica.

Deola acrescenta que a intenção é saber qual o volume de recursos gastos pelos bonjesuenses nos municípios vizinhos e identificar alternativas para reverter a situação.

“Queremos saber quais os motivos que levam a população a comprar em outras cidades, e buscar alternativas para abertura de novos negócios, com maior diversidade de segmentos e, assim, gerar mais empregos e renda”, completa Deola.

A consultora do Sebrae/PR, Maria Áuria Mulhmann, comenta que o CGM foi criado a partir do Programa Cidade Empreendedora, convênio entre a instituição e a prefeitura de Bom Jesus do Sul, firmado em fevereiro deste ano.

A pesquisa é uma das ações do comitê.

“O objetivo desta pesquisa é o diagnóstico do perfil e dos principais comportamentos do consumidor em relação ao comércio. Os dados coletados auxiliarão no planejamento de ações do CGM que visam fortalecer o comércio, a indústria e o desenvolvimento local”, relata Maria Auria.

O diretor acadêmico da Unetri Faculdades, professor Jonas Grejianin Pagno, revela a expectativa de alcançar as opiniões das 1.323 famílias do município, graças aos agentes comunitários de Saúde.

“Com a pesquisa, queremos descobrir quais são os atrativos comerciais de Bom Jesus do Sul e quais os pontos de melhoria. Também queremos comparar os resultados com dados do IBGE, Ipardes e do próprio Sebrae”, afirma Jonas.

 

TABULAÇÃO E APLICAÇÃO

Jonas Grejianin Pagno salienta que as informações servirão de base para o planejamento de ações, no mês de junho.

“O mapeamento vai nortear estratégias mercadológicas, cursos, oficinas e capacitações que serão desenvolvidas, buscando assertividade” destaca.

 O prazo para a finalização da coleta de dados termina em 30 de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos