Educação e Integração
terça, 30 de setembro de 2025
LA FRONTERA: EIXO DE EDUCAÇÃO PROMOVE SEMINÁRIO COM CERCA DE 900 INSCRITOS
Foi a segunda edição do Seminário, desta vez realizado em Bernardo de Irigoyen
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto: Comunicação Ascoagrin - La Frontera – Unetri
O Comitê de Desenvolvimento Regional La Frontera, através do Eixo de Educação, realizou, nesta segunda-feira, 29 de setembro, no Centro Comunitário de Bernardo de Irigoyen, Argentina, a segunda edição do Seminário Binacional de Educação.
O evento contou com a participação de cerca de 900 profissionais da Educação brasileiros e argentinos, vindos de vários municípios de Misiones, do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina, entre direção, coordenação, equipes das secretarias municipais e professores.
O Seminário teve como temática a inteligência emocional e as aprendizagens educativas, e tratou dos assuntos, como Liderança, Proteção, Infância, Emocional, Instituições, Inteligência e Aprendizagem.
A coordenadora do eixo de Educação do La Frontera e secretária de Educação de Ampére – PR, Margarete Dal Molin, destacou que o Seminário foi positivo, produtivo e gratificante, um sucesso de público e de palestras.
“foi um dia maravilhoso, no qual reunimos profissionais da educação, direção, coordenação, equipes das secretarias municipais e professores, tratando de temas importantes no nosso dia a dia, para melhor lidarmos com os diversos desafios e situações dentro da sala de aula, ressaltando também a importância do cuidado e da proteção com a primeira infância, que envolve diretamente as nossas crianças e seu desenvolvimento”.
Margarete enfatizou que o Seminário foi uma oportunidade gratificante de promover a interação entre dois países e duas culturas, a troca de experiências, e o aprendizado foi muito grande e produtivo.
“O sucesso da segunda edição do Seminário, com certeza já projeta a terceira edição, dando sequência a esse projeto, porque é nesses momentos, nessas oportunidades, que a gente aprende”, afirmou Margarete Dal Molin.
O presidente do La Frontera e empresário de Bernardo de Irigoyen, Walter Feldman, salientou a importância da integração, da troca de experiências e do aprendizado.
Walter destacou também a grande participação de professores, diretores e gestores de escolas, diretores de cultura, secretários de educação, e de representantes do poder público.
“Todo esse êxito é motivo de orgulho para o Comitê La Fronteira, que realizou o evento, organizado do Eixo de Educação do Comitê. Estão de parabéns e gratificamos os líderes voluntários do La Frontera, especialmente aqueles que trabalharam na organização do Seminário. Agradeço também a participação do prefeito de Bernardo de Irigoyen, e de representantes do poder público dos municípios que participaram do seminário”.
Feldman evidenciou que o evento foi muito lindo, produtivo e de muita satisfação, mostrando realmente a integração que está ocorrendo no Território La Frontera (veja no final da matéria, os municípios que integram o Território La Frontera).
“O Seminário foi gratificante e positivo, um sucesso marcante para o nosso Território. Parabéns e obrigado a todos, argentinos e brasileiros, pela disponibilidade de se deslocar até Bernardo de Irigoyen para o evento. Obrigado também à imprensa, pela participação, como sempre divulgando o que de bom nós temos e realizamos. O Comitê La Frontera continuará fazendo esse trabalho de integração e desenvolvimento territorial, pois é o que nos une, como diz o slogan do La Frontera, ‘O que é bom passar por aqui’, citou Walter Feldman.
Elizandra Fiorin Soares, integrante do Eixo de Educação do La Frontera e professora da Unetri Faculdades (uma das entidades apoiadoras do evento), destacou que o Seminário veio ao encontro daquilo que se quer enquanto objetivo do La Fronteira, que é integrar o Brasil e a Argentina, em discussões de assuntos pertinentes e comuns para os dois países, e que podem se fortalecer nesses momentos.
“Criando esses vínculos e esses laços, e sensibilizar a comunidade, os professores e gestores, mobilizamos todos para que possamos pensar uma educação que seja comum, que seja igualitária para todos, pois nós estamos em municípios de fronteira”.
Elizandra também ressaltou a importância do apoio das entidades públicas e privadas brasileiras e argentinas, a exemplo do Sebrae, da Unetri Faculdades e da municipalidade de Bernardo de Irigoyem, representando todos os apoiadores.
“É fundamental esse processo de apoio, para que esses eventos, como o que tivemos hoje, se fortaleçam cada vez mais. O próximo Seminário Binacional acontecerá em novembro, fechando o ciclo de rodadas deste ano, cada vez mais colocando assuntos em comum para que possamos discuti-los entre os dois países”, afirmou Elizandra Fiorin Soares.
MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM O LA FRONTERA
O Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera é integrado por 21 municípios:
Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito, da Argentina; Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste e Santo Antônio do Sudoeste, Manfrinópolis, Pinhal de São Bento e Bela Vista da Caroba, do Paraná; Anchieta, Dionísio Cerqueira, e Palma Sola, de Santa Catarina.
Galeria de Fotos