Associativismo

segunda, 23 de março de 2015

FACISC REALIZA PLENÁRIA DA REGIONAL NOROESTE EM DIONÍSIO CERQUEIRA

Além da reunião plenária, teve visita técnica na fabrica Los Paleteros, em Barracão, e na Área de Controle Integrado de Cargas (ACI Cargas), a Aduana de Dionísio Cerqueira

A Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (FACISC), Regional Noroeste, realizou reunião plenária em Dionísio Cerqueira, no dia 18 de março.
O encontro teve a presença do presidente da FACISC, Ernesto João Reck; do vice-presidente para a Regional Noroeste, Allan Kreutz; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bom Jesus do Sul (SC) – Asocagrin, Tarcízio Sartori; diretores da Associação; empresários, presidentes, diretores e funcionários das onze Associações Empresariais que integram a Regional Noroeste.
O evento iniciou com duas visitas técnicas. A primeira, na fábrica da Gavec do Brasil, em Barracão, que produz as paletas (picolés) mexicanas Los Paleteros, conduzida guiada pelo gerente operacional da empresa, Chrarles. A segunda, na Área de Controle Integrado de Cargas (ACI Cargas) em Dionísio Cerqueira, coordenada pelo Inspetor Chefe da Receita Federal, Arnaldo Borteze.
A ACI Cargas de Dionísio Cerqueira é a única Aduana terrestre de cargas, ligando Santa Catarina ao Mercosul.
Segundo Allan Kreutz, o objetivo das visitas foi mostrar um pouco da diversidade empresarial e do dia a dia das cidades trigêmeas, que têm uma peculiaridade geográfica única no Brasil: Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (AR) são três cidades politicamente independentes, mas que formam um único conglomerado urbano, cujas divisas são apenas ruas. De um lado da rua, Paraná, do outro, Santa Catarina. Deu um lado Argentina, do outro, Brasil. No chamado “marco zero”, em frente à sede da Ascoagrin, é possível ficar com um pé em Santa Catarina, o outro no Paraná, e abaixando-se, tocar a mão na Argentina.
A reunião plenária aconteceu no Auditório Paulo Freire, anexo à prefeitura de Dionísio Cerqueira.
O presidente anfitrião, Tarcízio Sartori, deu boas vindas aos presentes, e o vice-presidente regional, Allan Kreutz, abordou as ações desenvolvidas e conduziu à plenária.
O presidente da FACISC, Ernesto João Reck, falou sobre o atual momento político e econômico que o País está passando e destacou as ações da Federação que irão nortear o posicionamento das Associações e da própria federação.
Ele ressaltou a importância do momento para o fortalecimento da democracia no Brasil e afirmou que a FACISC apoiou as manifestações, mas sempre de acordo que as reivindicações fossem apresentadas e discutidas, e os movimentos fossem pacíficos e ordeiros.
Ele concluiu seu pronunciamento citando a falta de uma política de industrialização e de incentivo ao empreendedorismo, e fez referências a temas como corrupção e carga tributária.
Milvo Zancanaro, diretor de assuntos internacionais da FACISC, que também participou da plenária, falou sobre sua participação na maior feira de alimentos e bebidas do Japão, a Foodex.
Ele explicou que a Federação foi convidada a participar do evento, pelo Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de representar, na feira, as empresas catarinenses do segmento. Duas empresas da região participaram da Foodex: a Parati, de São Lourenço do Oeste, e a Dipães, de Paraíso.
Encerrando a plenária, a consultora da regional da Federação, Lenir Peres Pavan, apresentou a programação do congresso da FACISC, que acontecerá em setembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis, quando também haverá a posse da diretoria 2015/2017.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos