Notícia

Associativismo

segunda, 22 de julho de 2019
NUCLEADOS SE REÚNEM PARA INTEGRAÇÃO E A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS

Evento aconteceu na sexta-feira, 19 de julho, e integrou a Semana dos Núcleos da FACISC

 

A Ascoagrin realizou na sexta-feira passada, 19 de julho, no auditório da Associação, o evento de “Integração dos Núcleos".

A ação integrou a programação da segunda edição da Semana Estadual dos Núcleos, promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

A atividade promoveu a integração entre os núcleos setoriais da Ascoagrin, considerando a troca de experiências, de conhecimento, networking e parcerias através do associativismo.

No evento, os nucleados terão a oportunidade de relatar as principais ações que o respectivo núcleo desenvolveu e está desenvolvendo.

 

Núcleos

Na Ascoagrin, a atividade envolveu o Núcleo Jurídico da Fronteira, Núcleo dos Jovens Empresários da Fronteira, Núcleo dos Contadores da Fronteira, Núcleo de Mulheres Empreendedora da Fronteira, Núcleo de Automotivos da Fronteira e o Núcleo do Comércio Exterior da Fronteira.

 

Semana Estadual dos Núcleos

A segunda edição da Semana Estadual dos Núcleos promoveu a oportunidade de conexão, troca de experiências e acesso a práticas de gestão de sucesso.

De 15 a 19 de julho, empresários ligados aos 596 Núcleos Empresariais do Programa Empreender, de Santa Catarina, realizaram atividades regionais para divulgação e promoção de ações realizadas no Hub Empresarial Catarinense, compartilhando experiências com outros empresários e reconhecendo as boas práticas possibilitadas pelo associativismo no estado.

“O objetivo foi dar visibilidade as ações que promovem o desenvolvimento empresarial e o aumento da competitividade, por meio da união dos empresários na busca de soluções em comum, e mostrar que com o Programa Empreender o empresário nunca está sozinho”, explicou o diretor do Programa Empreender da FACISC e vice-presidente da Ascoagrin, Allan  Kreutz.

 Segundo o diretor muitos empresários encaram os mesmos desafios e ao compartilharem as dificuldades com outros empresários e unir os esforços têm a possibilidade do crescimento em conjunto.

“Por isso queremos estimular o trabalho colaborativo por meio dos Núcleos Empresariais para que os empresários encontrem soluções e benefícios em comum, pois acreditamos que juntos somos mais fortes”, destaca o diretor do Programa Empreender, Allan Edgar Kreutz.

Durante a semana aconteceram atividades nas 52 cidades catarinenses com ações inscritas na Semana dos Núcleos Empresariais.

Eventos, reuniões para compartilhar experiências e reconhecer as boas práticas do associativismo e negócios gerados por meio do Programa Empreender, acontecerão em todas as regiões de Santa Catarina no evento que mostra na prática o que é o HUB Empresarial Catarinense.

Ao todo, 146 atividades, 93 cases e 65 vídeos de Núcleos das cidades foram inscritos na Semana dos Núcleos.

Na avaliação do diretor do Programa Empreender, Allan Kreutz, a participação dos Núcleos é importante pois mostra a outros empreendedores a importância de atuar lado-a-lado na busca por soluções coletivas para problemas comuns.

“Os números demonstram o engajamento das entidades, já que o objetivo é que os empresários falem sobre a essência do associativismo por meio das próprias experiências compartilhadas, falando como se veem dentro do Programa Empreender”, reforça o diretor.

 

Programa Empreender

O Programa Empreender é o maior Programa de desenvolvimento empresarial do Brasil.

Foi criado em Santa Catarina há mais de 30 anos a partir de uma metodologia alemã adaptada à realidade brasileira.

Ele estimula e facilita o trabalho colaborativo através dos Núcleos Empresariais para encontrar soluções e benefícios comuns.

“Empresários que antes eram concorrentes passam a trabalhar juntos em prol do segmento que atuam”, explicou Kreutz.

Em Santa Catarina o Empreender é desenvolvido pela FACISC e suas associações empresariais com apoio institucional do Sebrae/SC.

 

Hub Empresarial

O Hub é formado por mais de 34 mil empresas conectadas às 148 associações do Sistema FACISC.

Esse ecossistema tem a capacidade de conectar ideias, soluções, talentos, resultados, propósitos, oportunidades e conhecimento dos diversos atores e conceitos que formam o ambiente empresarial, num movimento diário, constante e dinâmico.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto